domingo, outubro 22, 2006

Propostas que gostaríamos de ver na política #2

Contribuição dos bancos.

A) Fica definido que os bancos contribuirão para um fundo (da fome? da pobreza? da saúde?) anualmente, sendo taxado seus lucros com 1%.

B) Os bancos já conseguem grandes descontos em impostos, através de ações sócio-ambientais. 1% não recupera todos esses impostos.

C) Obviamente o governo não permitiria aumento nos juros e taxas que os bancos cobram de seus clientes. Fiscalizaria em cima.

D) Acabar com os descontos dos impostos faria com que os bancos deixassem de investir no setor sócio-ambiental.

E) Por outro lado, sejamos sinceros: 1% não faz nem cosquinha perto do que os bancos arrecadam.

Claro que essa proposta é extremamente socialista, indo contra o capitalismo. Mas muitos países já fazem tributações semelhantes. Há quem pede (exemplo: Bono Vox) que todas as transações internacionais sejam taxadas em 1% para contribuir para um fundo de combate à AIDS ou à fome na África.

Os bancos ganham muito às custas do povo, é justo que eles retornem com mais investimentos (lembrem-se que os lucros que os bancos têm já levam em conta o que eles gastam em programas de ajuda social). Afinal, essa proposta não deixa de ser transferência de renda, e a classe média não aguenta mais ter que sustentar essa transferência.

Nenhum comentário: