quarta-feira, janeiro 31, 2007

De volta ao ar!

Finalmente!

www.hardMOB.com.br

Divirtam-se :P

Meus trabalhos na hardMOB e na MYM me consumiram bastante nos últimos dias. Ontem, quando o fórum hM voltou ao ar, sequer consegui postar algo aqui.

Ah, mas dane-se. Quase ninguém lê esse blog mesmo :P

Vou ver o jogo do Palmeiras, morram.

MAS...

Meet Your Makers no ar essa semana. Será?!?!


Acho que sim hein :D

E para quem tiver interesse no recrutamento, ele continuará aberto até o próximo dia 6. Detalhes, logo abaixo ;)

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Síndrome de abstinência

***hardMOB***

Incrível a síndrome de abstinência que o pessoal está passando pela falta da hardMOB nestes... 6 dias!

A cada meia-hora vem uma pessoa perguntar para mim quando o site volta. Tudo que posso dizer é "logo", ou "nos próximos dias".

Mas agora posso dizer algo mais: as máquinas estão prontas, então o fórum voltará amanhã provavelmente. Para vocês, mais algumas horas de (árdua) espera. Para nós, equipe hardMOB, algumas horas a mais para encaixar certas coisas.

Nada extremamente novo virá, mas o impacto inicial poderá ser grande. (Não precisa ser muito inteligente pra saber que mudança é essa). Logo o povo se acostumará, e aí seguiremos com outras novidades.

***Meet Your Makers***

Nos próximos dias finalmente estréia o site nacional da Meet Your Makers - já se candidatou a uma das vagas disponíveis? Veja abaixo como participar desse projeto.

Para quem já conhece a Meet Your Makers internacional, aguardem a versão tupiniquim. Igual, mas diferente!

***Duke Nukem Forever***

Rá! Piada: George Broussard (criador de Duke Nukem e chefe da 3DRealms!)
está procurando novos programadores. De novo.

Digo "de novo" pois um sem número de programadores deixou a empresa nestes DEZ ANOS de desenvolvimento do eterno Duke Nukem Forever (quem diria que o Forever seria levado ao pé da letra). A maioria dizia não entender os motivos de o jogo não ter sido lançado ainda...

O que há de diferente agora: com o anúncio de emprego, Broussard liberou uma imagem do jogo - após anos e anos sem novidades. As últimas imagens do jogo datam de 2001 ou 2002, não lembro ao certo, exibidas em um vídeo durante a feira E3.

De fato, se essa imagem for mesmo do Duke "em ação", com o jogo rodando em tempo real, Duke Nukem Forever não deverá nada a nenhum jogo da nova geração. Era de se esperar, realmente. O pessoal da Epic, desenvolvedora do Unreal e Gears of War, disse que devem muito a Broussard e a suas idéias para o desenvolvimento da Unreal Engine 3.

Muito do que Broussard produziu neste anos todos foi incorporado em outros projetos. Ponto pra ele.

...

Será que alguém se interessaria em publicar o dossiê DNF que fiz há alguns anos? Falta atualizar e... bem, não custa nada tentar.

Me aguardem.

Always bet on Duke.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

hardMOB breve no ar - aguardem!

http://www.hardmob.com.br

Sim, está fora do ar. Como diz o aviso, estamos terminando a migração do site, do fórum e de toda sua base para novos servidores. Não vai demorar mais do que alguns dias!

A hardMOB estaria no ar não fosse a falta de uma máquina, que ainda não chegou no data-center (é a configuração mais poderosa disponível lá, LOL). Alguns viram que na última quarta-feira o fórum voltou, mas o rendimento (leia-se velocidade) não era o esperado. Então precisamos de algo melhor para suportar toda a carga prevista. A boa notícia nisso tudo é que com as novas máquinas nós conseguiremos adicionar funcionalidades ao fórum, deixá-lo mais interativo e intuitivo.

Aguardem só mais um pouco - teremos boas novidades no fórum, quando a hardMOB voltar.

*****

Blog não atualizado ontem devido ao feriado em São Paulo.

Parabéns, cidade onde eu vivo, cidade que eu amo :* Tão grande e tão amada.

(Literalmente grande. Há muitos pontos na cidade que eu nunca fui o.O)

quarta-feira, janeiro 24, 2007

hardMOB quase no ar - participe do Recrutamento Meet Your Makers!

Bom, tentamos. Mas realmente vamos esperar mais algumas horas para que a hardMOB volte 100% em sua nova máquina. Precisamos de tempo para que o fórum não fique lento - ou até mesmo "caia" - com a carga diária de usuários e posts.

Melhor fazer bem feito do que deixar nas coxas. Até porque isso propicia um pensamento futuro de "daqui a pouco a gente dá um jeito".

Por favor, entendam.

Enquanto isso, vejam o recado abaixo - é do pessoal da Meet Your Makers Brasil. Um recrutamento em busca de bons redatores e tradutores, peças-chave do sucesso que esperamos alcançar no Brasil. Acha que dá conta do recado? Então entre em contato no e-mail no final do texto e candidate-se a uma das vagas =)

*****

A Meet Your Makers Brasil, cada vez mais próxima do seu lançamento, abre suas portas para a comunidade. A partir de hoje daremos início ao processo de seleção que visa encontrar e dar oportunidade às pessoas interessadas em participar do projeto.

Estamos disponibilizando vagas para tradutores, escritores e colunistas. Nunca é demais lembrar que o trabalho, inicialmente, não é remunerado, porém, caso se interesse por uma das vagas, você terá a oportunidade de participar em uma das principais organizações de esporte eletrônico do mundo, trabalhando com uma equipe jovem, profissional e comprometida.

As inscrições encerram dia 30 de Janeiro, às 13h (horário de Brasília). Antes de se candidatar, leia atentamente as descrições e requisitos de cada função.

TRADUTOR

Será responsável pelas traduções de conteúdos específicos do site. Além de um idioma estrangeiro fluente, é importante dominar a língua portuguesa e ser comunicativo. Também é interessante ter um algum em período diário que possa se dedicar ao site. Há uma maior demanda por pessoas com fluência em um dos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão. Caso sua fluência seja em outro idioma não listado, ele será também analisado.

Requisitos:
▪ Vasto domínio da língua inglesa ou de outro idioma estrangeiro.
▪ Ser comunicativo
▪ Ser maior de 18 anos
▪ Saber trabalhar em grupo
▪ Domínio da língua portuguesa (gramática e redação)
▪ Dedicação e tempo livre
▪ Não ter vínculo com qualquer outra organização de eSports

COLUNISTA

Dominar o assunto, ser criativo, gostar de escrever, e ter grande conhecimento da língua portuguesa. O colunista terá direito a um quadro semanal, quinzenal ou mensal, onde poderá dissertar sobre qualquer tema dentro do universo “Cyber Cultural”. Isso inclui hardware, software, tecnologia e ciência, RPG, mangás, animes, review de jogos, enfim, uma infinidade de coisas.

Requisitos:
▪ Grande conhecimento sobre o tema escolhido
▪ Ser criativo, ter iniciativa
▪ Inglês intermediário
▪ Ser maior de 18 anos
▪ Domínio da língua portuguesa (gramática e redação)
▪ Dedicação e tempo livre
▪ Não ter vínculo com qualquer outra organização de eSports

ESCRITOR

Não necessita de experiência anterior, porém, suas habilidades serão testadas antes de ser aprovado. Deve ter domínio da língua portuguesa e suas principais normas gramaticais. O escritor tem como responsabilidade manter o site atualizado com as últimas notícias do dia, por isso, é importante ter um período que possa dedicar diariamente à busca e pesquisa de novidades. Como a maioria das fontes é em inglês, é necessário ter um bom conhecimento do idioma.

O candidato poderá escolher entre os seguintes jogos: Counter Strike, Warcraft III, DotA, StarCraft: Broodwar, Quake III e IV, Day of Defeat.

Requisitos:
▪ Conhecer o mercado de esportes eletrônicos (eSports)
▪ Acompanhar o cenário do jogo escolhido
▪ Inglês intermediário
▪ Ser maior de 18 anos
▪ Saber trabalhar em grupo
▪ Domínio da língua portuguesa (gramática e redação)
▪ Dedicação e tempo livre
▪ Não ter vínculo com qualquer outra organização de eSports


Os interessados devem enviar um e-mail para paulo@meetyourmakers.com com as seguintes informações:
Nome completo:
Data de nascimento:
Cidade/UF:
Escolaridade:

Cargo(s) pretendido(s):
Idioma(s) estrangeiro:
Tema(s) de sua preferência (p/ escritores e colunistas):
Experiência (não é obrigatório):

Eu deveria ser escolhido porque:


Boa sorte a todos!

Felipe “smile” Sahade
Product & Operations Manager
Meet Your Makers Brasil

Reunião

Acabei de voltar de uma reunião, por isso o blog não foi atualizado na "terça-feira" (embora pra mim ainda seja terça, afinal não dormi).

Não postarei nada agora, só estou aqui "avisando". Entretanto nesta quarta ainda colocarei algo bacana no blog :) Tudo para continuar com o objetivo de tentar mantê-lo atualizado diariamente.

Sobre a reunião? Nada... Assuntos hardmobianos :D

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Avança Brasil!

Rá! Agora é mais que oficial. O governo brasileiro finalmente anunciou o PAC, o conjunto de medidas que visam acelerar o crescimento do país.

Não vou comentar sobre todo o pacote, deixo isso para sites de economia e jornais. Aliás, leiam os jornais impressos: aqui no Brasil eles ainda definem as "principais pautas" do jornalismo na TV.

Mas vou comentar o que interessa para nós, gamers e viciados na Internet. A primeira medida é uma que NÃO EXISTE. Lulinha parou de falar com o pai e não conseguiu colocar no PAC nenhuma medida que favoreceria a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. Continuamos com a política de taxar games e consoles como se fossem máquinas caça-níqueis - impostos absurdos!

Caso dessem aos jogos o mesmo tratamento diferenciado ao mercado de informática, e quem sabe ao mercado de TV digital, teríamos um dos menores preços de videogames (e CDs/DVDs com os jogos) da América Latina.

Tudo bem... Eu acredito em Deus e no milagre divino (LOL). Sei que o congresso vai dar atenção a essa questão, saberá que videogame não é cassino (LOL¹²³¹³¹¹²²²).

A segunda medida existe, felizmente. É uma das que mais me surpreenderam no PAC, de uma maneira geral. O governo ampliou a isenção de PIS e Cofins para computadores e notebooks, reduzindo os tributos dos produtos com valor de até R$ 2.500 e R$ 3.000 (respectivamente PC e note) para até R$ 4.000. É um valor respeitável, e a medida é bastante inteligente.

Primeiro: vai fomentar o mercado de notebooks, como fez com o mercado de computadores de mesa no ano passado (as vendas subiram de 5,5 milhões de unidades em 2005 para quase 7,5 milhões em 2006 - praticamente acabando com o mercado cinza, "pirata"). Segundo: quem conseguiu um emprego melhor nesse ano poderá já trocar de PC para algo melhor. Terceiro: quem está dependendo de um impulso pra trocar de PC, como eu, vai aproveitar e ver com olhos ainda mais atenciosos os micros montados no país, principalmente os voltados para o mercado high-end - como os produtos da
Preview.

É incrível, mas ao fazer os cálculos hoje de noite deu pra ver que ao comprar um micro na Preview com a redução dos impostos eu gastarei coisa de R$ 200 a mais do que se fosse comprar "no mercado cinza". Na boa, R$ 200... Isso compra minha segurança sim senhor.

Poderia ser ainda melhor, diminuindo ainda mais os impostos para os micros de até R$ 2.500. Mas o dólar baixo e os juros menores cuidarão para que os preços dos PC's de "baixo-custo" caiam AINDA mais. Sabiam que é possível comprar um gabinete (só gabinete, sem periféricos como monitor, mouse e teclado) com um PC razoável por apenas R$ 599? Pois é... Pesquisem por aí.

A indústria da TV Digital também foi agraciada. Além dos tributos da zona franca de Manaus, acertados desde o ano passado para a construção dos set-top-boxes nacionais, o governo também reduziu impostos para a indústria de uma forma geral. Aliás, isso me faz lembrar uma observação que o ministro Guido Mantega fez. Com todo o investimento que o governo fará em infra-estrutura, no mercado digital e na informática, o Brasil deverá virar uma nova coqueluche para fábricas de semi-condutores. Quem diria! (Nunca é demais lembrar: a MSI vai instalar uma fábrica no Nordeste ainda neste ano, para fabricar peças destinadas a todo o mercado latino-americano).

Por fim, a tal infra-estrutura. Após anos priorizando o "social", o país finalmente investirá em si próprio. Uma política antiga, mas que ainda dá resultados. Investe-se no país para que todos invistam juntos, fazendo a economia crescer ainda mais. Ora, se o país não investe, quem investirá?

Confio piamente que com uma economia acelerada, poderemos já discutir PACs para redução de impostos. Como aqueles das tais "máquinas caça-níqueis"...

*****

Pessoalmente, várias medidas podem me ajudar. Será que compro uma casa esse ano? Não custa nada sonhar... Farei minha parte. Vou correr atrás.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Ziff-Davis games for sale

Rá! Era de se esperar que após algumas demonstrações de dificuldades, a Ziff-Davis - uma das gigantes americanas da mídia impressa - colocasse à venda sua divisão de games. O que me surpreendeu foi que eles colocaram à disposição também o excelente site 1up.com.

Não que o 1up.com esteja fadado ao fracasso. Pelo contrário: ao meu ver é hoje o segundo site de games do mundo, atrás apenas do
GameSpy (do grupo IGN). Possui um design inovador, matérias francas e bem direcionadas ao público gamer, interação agradável com a comunidade através de blogs e vídeos... É, literalmente, o futuro do mercado impresso (revistas) em um site.

O 1up realmente caminhava para agregar o que há de melhor nas publicações impressas da Ziff-Davis, como a EGM (marca forte em todo o mundo, inclusive no Brasil). A decisão de vender TODA a área de games mostra que a Ziff-Davis não acredita neste mercado. Não quer o pepino editorial do 1up sem as revistas impressas, que, direta e indiretamente, faziam o poder do site.

Do ponto de vista administrativo e econômico, é melhor perder uma boa marca, mesmo estando no seu auge, do que vender 90% de sua área e perder força bruta (as "pessoas" que fazem o bom trabalho) arriscando apenas no poder da marca, imaginando que ela pode continuar no alto com novos empregados, com um rumo diferente.

Vendendo a EGM e o 1up a Ziff-Davis vai largar toda essa batata quente (para não repetir o termo pepino) nas mãos de algum maluco disposto a acabar com o mercado impresso e apostar apenas na Internet.

Que seja feito desta forma. Melhor continuar com o bom nível de apenas um projeto do que acabar pouco a pouco com tudo que é feito. De uma forma ou de outra, é triste constatar que o mercado impresso vai acabar um dia. Há uma década os editores dos maiores jornais norte-americanos se juntam para discutir os novos rumos do mercado, que caminho seguir, o que fazer para evitar a cova... E nunca encontraram uma solução

RIP: Ziff-Davis. RIP: mercado impresso.

*****


Essa decisão da Ziff-Davis me fez pensar: vale a pena investir no mercado editorial de games? Vale a pena ser jornalista para cobrir este mundo? Vale a pena ser jornalista para cobrir qualquer área que seja?

Cada vez mais quero fazer faculdade de cinema ou publicidade e deixar essa coisa de jogos de lado. Trabalhar com games é dor de cabeça. Eu já disse isso aqui neste blog.

Mas não vou abandonar o barco agora. Ainda é o que eu gosto de fazer, e faço com carinho, amor, dedicação, trabalhando horas por dia e dormindo cada vez menos. Pelo menos na área que estou me aventurando agora rola algo diferente... mais ligado ao esporte real, ao mundo real.

Patrocínios, eventos, feiras... Apesar de ainda fazer parte da Internet e dos games, o esporte eletrônico ("ciberesporte") toma um caminho diferente do que vemos no mercado editorial. É o futuro, aliado ao marketing e à publicidade nos jogos.

Vamos investir agora, enquanto não temos grandes concorrentes. Uma aposta pessoal de cada um envolvido no projeto. Vai dar certo - mais importante que o pioneirismo, é chutar a bola no momento certo.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Deus não existe

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda.

Essa é a perfeita definição de "liberdade". A frase, de Cecília Meireles, está no curta-documentário Ilha das Flores, logo abaixo, no fim do vídeo (parte 2). No começo (parte 1) está o título desse post, "Deus não existe".

Para mim, a liberdade é Deus: ambos não existem. Você pensa que está livre? Não está. E Deus não vai lhe ajudar, não irá lhe deixar livre. Primeiro: deus não existe, não vai te proteger; segundo: a partir do momento em que você acredita em "deus", perde sua liberdade neste mundo.

De uma forma ou de outra, sua liberdade está condenada. Siga o velho testamento, mate seu primogênito, mate seus irmãos. Siga o novo testamento, revolte-se contra o governo. Você vai preso, sempre!

O que fazer? Faça a SUA liberdade, o SEU mundo. Defina o que você quer, trace metas. Lute pelos seus objetivos. Não espere nada de ninguém. Outra alternativa é fundar uma igreja e enganar otários. Faça bem feito para ter uma rede de TV. Caso contrário, acabará preso em Miami.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Ilha das Flores

Seguindo a linha do post de ontem, trago a vocês um curta-documentário brasileiro bastante premiado lá fora: Ilha das Flores, do diretor Jorge Furtado.

Foi feito em 1989, portanto entendam a precariedade de algumas cenas. O que importa é a idéia e a brilhante mensagem que o curta passa.

Não percam tempo lendo meu post. Assistam - vocês não vão perder 13 minutos de suas vidas.



Parte 1



Parte 2

terça-feira, janeiro 16, 2007

Brasil, esconda sua cara

Logo nos primeiros dias do ano uma notícia me surpreendeu: a diarista do novo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, morreu na fila de espera de um pronto-socorro municipal. Causa mortis: infarto. Rosa Maria Aparecida Cesar esperou seis horas para ser atendida, após sentir fortes dores no peito. Morreu numa maca.

A responsabilidade da saúde é do estado de uma forma geral: hospitais públicos, estaduais e federais são de responsabilidade mútua de todos os governos. Mas o descaso em alguns setores da saúde no Brasil é gritante... Revoltante. E até mesmo quando um hospital PARTICULAR é afetado, o jogo do empurra-empurra acontece. Vide o que aconteceu com o InCor, que apesar de ser um hospital majoritariamente público (da USP, com 80% dos atendimentos pelo SUS) e de excelente serviço, teve problemas de administração - financeira em especial - pela Fundação Zerbini. Teoricamente, deveria ser uma fundação sem fins lucrativos, mas... o Ministério Público achou diversas irregularidades na administração dos hospitais InCor, especialmente em Brasília.

Não culpo Sérgio Cabral pela calamidade na saúde do Rio, afinal ele tinha acabado de tomar posse. Mas me incomoda ele ter usado o caso como propaganda política, visitando um hospital apenas um dia após a morte de sua diarista e dando uma entrevista coletiva voltada aos pobres: "Uma coisa é o criminoso matando inocentes, outra é o Estado cometer genocídio. Aqui morre mais gente do que na luta lá fora". Ato que ele repetiu dias atrás, ao prestigiar um enterro de um policial e dizer todo pomposo "solicitei que este tenente-coronel seja promovido para coronel, pois ele morreu por bravura - é um herói!". Dá para entender - me incomoda, mas eu aprovo as atitudes. E afinal de contas, ele é um político. Precisa jogar com o que acontece, e nesse ponto ele saiu-se muito bem.

Ao comentar com meus amigos, eles disseram "isso (a morte da diarista) acontece todos os dias, em todos os lugares desse país". Sim, é claro que acontece! Mas raramente vemos os problemas da saúde tão próximos do alto poder. Governadores, prefeitos e políticos em geral sabem do que acontece através da televisão, jornais e assessores. No gabinete dos políticos, quando eles atingem o poder, por incrível que pareça fica-se cada vez mais distante do povo. Por isso esse acontecimento, a morte "da diarista do governador", espanta pela proximidade entre o povo e o poder.

Só espero que Rosa Maria não seja esquecida.

------

Soube que "jornalistas" da Rede Record pagaram propina aos policais civis que supervisionam o policiamento no local da cratera que se abriu em São Paulo, para ter acesso mais próximo ao local e assim conseguir furos jornalísticos com imagens exclusivas.

Não sei o que mais me impressiona: a corrupção da Polícia Civil ou o pseudo-jornalismo da Record. A TV, que recentemente criticou a Globo pelos escândalos do fim de 2006 (que todos esqueceram, que maravilha), fez algo tão ruim quanto - se o que se diz for verdade, é claro.

Ah, esses jornalistas... Vivem acima da lei e do país. "Devemos proteger nossas fontes, não vamos revelar quem nos ajudou!". Ou "não aceitamos que o governo investigue ligações nossas com políticos corruptos!".

Patético.

Vale a pena ser jornalista?

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Fim de semana =)

Não atualizei o blog no fim de semana. Provavelmente não atualizarei nos outros, salvo exceções. Não é um descumprimento do objetivo #9, é apenas uma leve alteração... Afinal, todos precisam descansar :D

Além disso, fiquei sem internet por alguns dias. No sábado ainda fui ao aniversário da Rebi, num lugar bem alternativo. Muitos indies wannabes, pessoas que querem ser diferentes, modistas, etc. Eu gostei do lugar - é barato, o ambiente é confuso mas legal, as pessoas são bacanas, se respeitam. Só que meus amigos, como o Frajola e o Ernandes, estranharam bastante. Afinal, não é sempre que você se depara com dois homens se beijando, ou duas garotas... :P À Rebeca: te adoro. Você é muito especial - parabéns! E ainda te darei o Yoshi.

Hoje fiz uma pessoa chorar, e não me perguntem o motivo. Me senti estranho, mas não foi por querer. A pessoa sabe que eu gosto (muito) dela.

Com a internet de volta, agora tenho que me focar no que deixei de fazer no fim de semana.

Faltam 15 dias...

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Sideways

Finalmente assisti a um dos filmes que mais me cativou "antes" de assisti-lo: Sideways.

Como em Lost in Translation, Sideways não é um filme de ação com mortes e explosões. Não é um filme de drama que lhe faz chorar baldes de lágrimas. Não é um filme de comédia boba que lhe faz rolar no chão. Tampouco um romance fraco e bonitinho, ou um mindfuck que te deixa pensando dias e dias sobre o que aconteceu com os personagens e que raios de final inesperado foi aquele.

Sideways é delicioso. Levemente engraçado e tecnicamente, normal: não há nenhum truque bacana de câmera, nem uma fotografia diferente ou que destoa a todo momento. Seu foco está no roteiro e na excelente atuação, na lição de vida que o filme passa, mesmo que despretensiosamente.

Posso lembrar de filmes maravilhosos, obras raras e estupendas. Mas apesar de não colocar Sideways no hall dos melhores filmes que já assisti, de vez em quando a gente precisa de obras diferentes, que lhe faz esquecer do mundo e do próprio filme.

Apenas acompanhando a vida real que acontece na película - e se tocando que a vida normal de cada um pode mesmo ser um filme.

7 baldes de pipoca e 2 guaranás para Sideways.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Tingaralatingadun


Eu aos 6 anos no colo da minha tia, na Copa de 90. Percebe-se que sou avesso a fotografias desde aquela época... Odeo tirar fotos, fazer pose, etc. Mas adoro o clichê "fotografias roubam uma parte da alma". E realmente roubam - foto é coisa do capeta.

Ah, o primeiro a dizer que meu cabelo é (era) emo desde criança morre. E falo sério.

Título da foto: Doce Infância. As pessoas costumam dizer que ser criança é bom, pois você não tem responsabilidades e brinca o tempo que quiser. É claro que essa época é maravilhosa, mas eu não olho pra trás com saudades da minha infância e adolescência. Tudo que passei só colaborou para me tornar o que sou hoje - e não quero largar das minhas responsabilidades, pois os meus objetivos são bem claros: ainda serei o presidente deste país (e também o maior cineasta do mundo).

Ambição. Megalomania. Mermão, ou você está do meu lado ou faço da sua vida um inferno. :D

Não, não estou bêbado.

Sim, esse post foi uma droga, apenas para cumprir o objetivo #9.

Sim, o post é extremamente pessoal, algo que tento evitar neste blog. Mas estou sem assunto - não quero falar sobre games, nem filme e muito menos música.

Quando minha mãe me mostrou essa foto, dias atrás, eu me surpreendi... Porra, Bruno, quem diria. Você já é hoje parte razoável daquilo que esperava ser aos 6 anos de idade. Estou feliz por isso, ganhei coragem para seguir em frente e correr atrás do que quero pra minha vida. Transformar sonhos em objetivos, e então transformá-los em realidade.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Os Pequenos Prazeres da Vida...

Ah, os prazeres... os melhores... estão nas pequenas coisas da vida. Quem assistiu a "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" sabe do que estou falando. Pequenos detalhes perfeitos - como a luz do sol entrar pela sua janela, numa bela manhã ensolarada - são ignorados no nosso dia-a-dia justamente por eles serem comuns: estão sempre alí.

Temos que reparar no que é especial para sentir o prazer da vida? Ou temos que viver a vida e curtir cada momento?

Não digo que o especial deve ser deixado de lado em prol das coisas pequenas. Pelo contrário, deve ser curtido e apreciado também. Mas não espere por algo fora dos padrões para ser feliz, para estar feliz. Repare no mundo à sua volta: até mesmo as paredes de onde você está tem alguma perfeição que merece ser reparada.

Essa série que pretendo fazer, "os pequenos prazeres da vida", é baseada no meu exercício de observação diária. Durante anos treinei minha mente para direcionar minha atenção naquilo que é deixado de lado por muitos. Um movimento que você fizer poderá ser mágico pra mim - e para você, algo comum.

É também uma coleção dos pequenos prazeres que temos - pegando carona no filme, cito jogar pedras no rio, mergulhar a mão em sementes, quebrar a casca de sobremesas, pegar açúcar da mesa com o dedo molhado... Atos corriqueiros, triviais, mas que nos dão o prazer inconsciente que precisamos para viver bem.

O Pequeno Prazer da Vida #1: certo dia no metrô eu observava um garoto que estava de pé na porta, ao lado de um banco. Seu pai o acompanhava - e o garoto, que deveria ter 4 ou 5 anos, estava procurando algo para fazer e se distrair. No banco ao seu lado havia um homem lendo um jornal, e nos seus pés uma mala. O garoto, curioso, parou de se mexer e olhou para a mala. Cuidadosamente, observou ao seu redor. Queria certificar-se de que ninguém o olhava. Imaginei "lá vem traquinagem...". O pequeno então olhou para a mala e calmamente tentava observar o que havia dentro dela e de seus bolsos, estendendo sua mão. O pai percebeu, cutucou o garoto e fez um sinal negativo com o dedo.

A cena da criança olhando para os lados, para ver se alguém o observava, ficará marcada na minha mente para sempre.

Por fim, outro bom prazer da vida é ser surpreendido com um telefonema, com alguém que você gosta muito dizendo "te adoro". =) Já comentei antes, mas vale lembrar. E aconteceu novamente.

terça-feira, janeiro 09, 2007

iPhone

Finalmente, o iPhone. Talvez é o "gadget tecnológico" mais esperado de todos os tempos - e com certeza é o mais comentado: desde o primeiro iPod se fala na convergência do aparelho multimídia com as necessidades de comunicação do século XXI.

Ta-daa! Steve Jobs apresenta o iPhone, sua nova vedete. Clique para ampliar!

Enquanto na feira CES (Consumer Electronics Association) o mundo se curva aos aparelhos de TV ainda mais digitais e de alta definição, aos novos discos multimídia que estocam trocentos dados para exibir o que você quer ver nos tais aparelhos digitais, e à casa tecnológica de Bill Gates que é o sonho americano de 50 anos atrás... Na Macworld Conference & Expo San Francisco a Apple Inc. (não mais "Apple Computer") reinventa duas coisas que até então conhecíamos por "telefone celular" e "iPod".

Incrível como a Apple e Steve Jobs têm uma visão de futuro... Por essas e outras que Jobs é meu ídolo - mais do que Bill Gates. O que pensávamos do iPhone? Simples: um celular bonitinho com o iTunes embutido e grande capacidade para estocar MP3. Mas Jobs tirou de seus engenheiros o que poucos pensavam - e, agora que o iPhone é real, tais invenções se tornam tão óbvias que nos sentimos idiotas, palhaços, falando "por que não pensamos nisso antes?".

O que o iPhone tem do que esperávamos: é pequeno e com um design minimalista (apenas um botão na sua frente - todos os botões necessários estão na tela do aparelho!), tem uma bateria com razoável capacidade (ainda mais levando em conta o que o aparelho é capaz de fazer) e funções que vão além de "ouvir música, ver vídeos e falar com pessoas" - quem sabe, tirar fotografias... (sim, é possível: o aparelho tem uma câmera de 2.0MP).

E o que ele traz de especial: uma tela de alta resolução com tecnologia "multi-touch", capaz de detectar toques acidentes e, ao mesmo tempo, distingue diversos tipos de toques; sua interface é intuitiva, bonita e "smooth", usando uma versão especial do Mac OS X; o "modo telefone" é revolucionário, não só nas ligações mas também na forma como gerencia seus contatos; navega na Internet através do "Safari", o navegador da Apple, com capacidade para detalhar páginas na Internet e poder visitá-las (e entendê-las) sem problemas; e-mail Yahoo! gratuito, feito especificamente para o aparelho; acesso em tempo real ao Google Maps, para saber exatamente onde você está no mundo; sensores de movimento e aproximação, que detectam quando você deixa o iPhone na vertical ou na horizontal para adequar o modo de visão do aparelho (útil para fotos e filmes), e também capazes de saber quando você aproxima o aparelho do ouvido, para que o iPhone desative suas funções multimídia para entrar no sistema "telefone".

É inacreditável. Como eu disse antes, é tão óbvio, tão eficaz, tão útil... Como não pensei nisso tudo antes? A genialidade está nessas coisas! Mas precisam ser protegidas: o iPhone engloba mais de 200 patentes da Apple - depois do que Bill Gates fez com o Jobs, roubando o conceito de "Windows" dos antigos Macintosh, a Apple está certa em ser precavida.

Steve Jobos conseguiu, novamente, fazer um produto que ninguém dava falta antes de existir - mas, depois que foi criado, ninguém conseguirá viver sem um. Foi assim com o iPod e será igual com o iPhone. É o exemplo de executivo e empresa que pensam no futuro viável, no que precisamos para viver, e não nos sonhos que se tornarão realidade anos e anos depois. Ora bolas, ficção científica é para os filmes: desde que eu nasci vejo o conceito de "casa inteligente do futuro"!

Infelizmente, o iPhone é caro... O aparelho usa a tecnologia GSM 2.5 e será lançado em duas versões, uma com 4GB de memória flash NAND ($499) e outra com 8GB ($599). Detalhe: o aparelho não é vendido sozinho, é necessário assinar um plano com uma empresa telefônica e respeitar o contrato de fidelidade - de 2 anos! Nos Estados Unidos não se costuma comprar um telefone e assinar um plano de fidelidade... Jobs terá que quebrar esta barreira, mas pra ele será fácil. A Apple já quebrou muitas outras barreiras no passado.

Não sei se o iPhone chegará ao Brasil oficialmente, mas já estou guardando minha grana. :D O iPhone é mais do que um iPod com telefone, ou um telefone com um iPod. iPhone é o iPhone. É um novo conceito. A Apple reinventou o telefone.

Ah... Só mais uma coisa. Se a Apple popularizar o iPhone, ela conseguirá fazer com que diversos novos consumidores se adequem ao "estilo" de ser e de uso do sistema operacional Mac OS X. É um grande risco para a Microsoft. Passo a considerar a Apple como a concorrente principal da empresa de Gates, e não mais o Google.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Boicote a Cicarelli (?)

Depois da confusão de sexta-feira referente ao bloqueio judicial do YouTube no Brasil, e mesmo após a justiça ter se explicado dizendo que o bloqueio era para o vídeo da Putarelli e não para todo o site, as teles resolveram agir numa rapidez incrível nunca antes vista bloqueando o site do YouTube no nosso país.

É óbvio que a Cicarelli está errada, mas a decisão abriu precedentes graves na justiça... Só que não vou tocar nesse ponto. O que vou dizer aqui é mais contra as teles. Para elas foi a deixa ideal para deixar de gastar banda e infra-estrutura com o exterior. O Brasil era o terceiro país que mais acessava o conteúdo do YouTube. Extra-oficialmente, a BrasilTelecom já dizia que seus canais para o exterior estavam sofrendo um gargalo terrível... Prejudicando também toda a conexão aqui dentro do país. E não havia previsão de melhorar a infra-estrutura.

As teles adoraram essa decisão judicial. E elas vão pegá-la ao pé da letra, pois ficarão no lucro. Depois da BrT, a Telefonica agora aderiu à decisão - a próxima deverá ser a Embratel, censurando o YouTube a praticamente 100% da população.


Mensagem da Telefonica sobre o bloqueio ao YouTube - clique para ampliar.

Já que queremos tanto ser iguais à China, começamos bem: censurando sites na Internet. Cadê a mídia que criticou tanto quando o Lula surgiu com uma idéia de "pré-censura" ao que era veiculado na TV e nos Cinemas? Sabem que a MTV é da Abril, né?...

Quem tiver paciência, conseguirá acessar o YouTube através de um proxy - em poucas palavras, o proxy processa toda requisição na Internet em um servidor/conexão próprio (fora do seu PC), e então lhe entrega de forma mais rápida (dependendo da origem da requisição, claro). Com um pouco de paciência e seguindo tutoriais básicos, vocês poderão perder tempo assistindo aos seus vídeos preferidos no YouTube.

Mas para os prequiçosos eu recomendo a instalação do Google Web Accelerator. Voltado para as conexões banda-larga, esse programa - de fácil instalação e integração ao navegador - processa nos servidores próprios do Google todas as requisições que você faz na Internet (com exceção das páginas seguras, é claro). Se houver necessidade a página virá para você numa qualidade menor, para economizar bytes e acelerar a navegação, mas ainda assim os sites mais vistos na Internet são constantemente "estocados" no servidor do Google, mais rápidos - logo, quando você visitar o YouTube visitará, na verdade, uma cópia recente do YouTube cacheada no Google.

Entretanto, a parte interessante para ver o YouTube está no fato de que com o GWA você passa a usar automaticamente um proxy do Google... E navega com IP americano!

Interessado? Siga ao Escovando Bit para mais informações e download :D

Entretanto, vale também ficar nervoso e boicotar a Cicarelli. Ah, garota bonita... Bocão! Você é linda, gostosa e inteligente. Mas deu bola fora agora (depois de tantas mancadas, essa foi a primeira que me fez sentir raiva e pena de você). Merece o meu repúdio. E merece este site: Boicote a Cicarelli - Brasil Sem Censura. Vale a pena visitar, e vale a pena aderir ao movimento.

Ah, se a cena do vídeo fosse no Brasil, alguém lembraria de processar a Putarelli por atentado ao pudor? Adoro esse país e a hipocrisia que aqui reina. Processarei o Carnaval.

-----

Sei que prometi começar a série "Pequenas Coisas da Vida" hoje. Mas... Vou dizer algo melhor. Bem pessoal, e que me deixou super feliz e surpreendido. As Pequenas Coisas da Vida ficam para amanhã, pois o post já está bem grande.

Sabem o que é ser surpreendido com uma ligação de uma pessoa e ouvir, com toda a sinceridade e sentimento, que ela te adora? Pois é... Isso me aconteceu hoje. Tinha acabado de falar com meu amor e mesmo assim ela me ligou, 3 minutos depois, só pra dizer "te adoro!".

Romântico. E fofo :) (L)

Como é bom conhecer alguém melhor do que você...

domingo, janeiro 07, 2007

#13

Cumprindo o objetivo #9 (veja logo abaixo), cá estou atualizando o blog em plena noite dominical, antes de ir pra cama. Mais uma dura semana de trabalho, decisões e... madrugada mal dormida (odeio manutenções).

O título "#13" se refere a um objetivo que esqueci de citar ontem. Lá vai:

#13 - Não cortar o cabelo
Dessa vez quero aguentar mais do que "apenas 1 ano" sem contar minha juba. Só aparando e tratando, claro. Vamos ver como ficarei no fim do ano. NÃO VOU CORTAR O CABELO!

Talvez venha o #14... Que é criar uma pessoa para comentar meus posts.

-----

Amanhã começarei a série "As Pequenas Coisas da Vida". Quem assistiu Amélie Poulain saberá do que tratarei.