quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Os excessos da vida

http://www.meetyourmakers.com/br/scene/3679.html

Chinês morre após dias de jogatina online

Um chinês de 150kg e 26 anos morreu no último sábado, dia 24, após passar por uma maratona de jogos online durante a semana do Ano Novo Lunar, segundo um jornal estatal chinês.

A fatalidade aconteceu em Jinzhou, província de Liaoning no nordeste da China. Segundo sua família, o jovem e obeso chinês - que não teve seu nome revelado - passou quase todos os sete dias do feriado jogando sem parar.

Este é mais um dos casos fatais de vício na Internet e em jogos online que abalam a China e preocupam o governo chinês. O país, que tem a segunda maior população de internautas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, recentemente tomou atitudes drásticas para conter os crescentes casos de jovens e adultos viciados, como a proibição de menores em lan-houses e cybercafés, restrição de horas gastas em jogos online e até mesmo a criação de um centro de tratamento para viciados.

Mas para Xu Yan, uma professora de Jinzhou, os jovens não tinham muitas opções de entrenimento para o Ano Novo Lunar: "Temos apenas duas opções: TV ou Internet. O que eu posso fazer no feriado se tudo está fechado?".

De acordo com o mesmo jornal chinês, 2,6 milhões - ou 13% - dos 20 milhões de internautas chineses abaixo dos 18 anos já são considerados viciados na Internet.

*****

Algo meio "vira essa boca pra lá" (no caso, dedos): nós, no Brasil, precisamos de um caso assim. Confio que a mídia cobriria o acontecido sabendo separar o que é ruim e o que é bom nos jogos online. Dosando críticas e esclarecimentos.

A mídia especializada daria ainda mais atenção, fazendo seu papel para conscientizar os jogadores.

E com isso os jogos teriam destaque na TV, nos jornais e nas revistas.

Ajudaria a tirar o foco da mídia no caso PlayTV-Lulinha-Telemar, cuja reação é exagerada. Nada como um fato ruim para que se esqueça de outro péssimo.

É, eu sei, é idiota pensar assim. Mas a verdade, como diz Al Gore, às vezes é incoveniente.

5 comentários:

Leogump Carvalho disse...

esses rapazes não medem consequência mesmo . :o

Renan Carvalho disse...

Não consigo imaginar esse cara como uma pessoa feliz. Chego a pensar, inclusive, que tivesse sido melhor pra ele mesmo que ele tenha morrido..

Mau disse...

Duvido MUITO que seja feliz msm, um fds que eu passe na frente do pc sem ter o que fazer (ou fazendo alguma coisa) já me faz sentir mal, nem imagino a que ponto seria morrer na frente daquilo...

Arraso disse...

Ele era feliz da forma dele, acredito.

Tem gente que vive feliz se auto-flagelando...

Andson disse...

o brasil ainda é um pais de quadrados, uma coisas dessas por aqui ian fz um escarcel, tow até vendo o globo reporter com matérias de mortes com ligações a VG, Se são violentos como GTA vai dizer que vamos sair matando, se é um Gigantes MMORPG vão dizer que somos aloprados sem vida social que precisamos de tratamento médico.
Só vai faltar falar que a causa das altas velocidades nas pistas é influência de Bournout, NFS, PGR, etc...