domingo, setembro 17, 2006

PlayStation 3 e Nintendo Wii "head-to-head"

Recentemente a Apple investiu em uma nova rodada de comerciais para promover o Mac frente ao seu maior concorrente: o PC. Inicialmente foram encomendados apenas 7 comerciais, mas com o sucesso dos filmes novas versões estão sendo feitas (inclusive uma com a Gisele Bündchen).

Os comerciais colocam, lado a lado, dois atores representando o Mac (um sujeito descolado, bonitão, de roupas leves) e o PC (ator de terno, óculos, cabelo feito e muito parecido com Bill Gates...). O intuito é deixar a imagem de que o Mac é um sistema pronto, que não trava, totalmente multimídia e descolado, enquanto o PC é algo difícil e ligado ao trabalho (que, afinal, poucos querem lembrar).

O conceito dos comerciais é deixar, de forma engraçada, as vantagens de um Mac e, claro, falar mal do PC e seus problemas. Em um dos comerciais, por exemplo, Mac e PC estão conversando, mas o ator que representa o PC "trava" e precisa recomeçar a sua fala. Só que ele trava novamente...

São comerciais arriscados, pois mesmo que falem mal de seus concorrentes, acabam por colocá-los em evidência. A forma como os filmes são dirigidos e principalmente o sucesso da criação+redação são cruciais para os comerciais atingirem bons resultados. Sem contar que você cutuca seu adversário com vara curta... E é preciso estar preparado para o contra-ataque.

Outro possível problema é não mostrar o seu produto nos comerciais - afinal, é o que você quer vender, e é isso que interessa. Mas novamente a criatividade fará com que o público associe imediatamente a idéia e o conceito dos comerciais com os produtos relacionados. Como a lendária versão de 1984 da Apple...

Bla bla bla, chega de falar da Apple. Essa introdução serve para comentar o novo comercial da Nintendo, que da mesma forma como a Apple fez em sua campanha, coloca lado a lado duas pessoas representando dois sistemas.

A Nintendo ousou neste comercial. Deixou de lado sua imagem infantil e - vejam só - colocou uma garota semi-nua representando o novo Nintendo Wii. O concorrente é o PlayStation 3 - representado por uma gorda nerd hi-tech...

Enquanto a garota-nintendo, loira e gostosa (embora muito boba), comenta sobre "sua" facilidade, diversão e PREÇO, a gordinha quer convencer o público com seu papo high-tech e que, no final das contas, pouca gente entende.

É impagável, principalmente para quem entende inglês. Muito divertido e bem feito, mesmo copiando a idéia da Apple. E, claro, bem sensual, incrível para os padrões da Nintendo... Assistam e comentem!

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara... O que eu posso dizer desse vídeo? É simplesmente RIDÍCULO! Bem idéia de americano mesmo... ¬¬

Sinceramente preferiria os comerciais "infantís" da nintendo. Esse com certeza me faria desistir de comprar o PS3, mas em contrapartida me fari dexar de comprar o Wii também!

É bem essa linha de comerciais que parecem passar a idéia que o consumidor é um simples idiota... ¬¬

Anônimo disse...

Contrario ao que o bixu lezado disse, eu já achei o comercial interessante, a zombaria generalizada prova que a Nintendo não da a mínima para o super poderio da Sony, e com uma idéia mais minimalista e simplista pretende conquistar novos fãs, principalmente aqueles que ainda pensam que produtos da Nintendo são apenas para crianças.

Um comercial patético no geral, mas com um bom apelo.

Anônimo disse...

Nesse ponto até concordo com o fullmetal, mas sei lá! Se deixassem um pouquinho mais evidente isso, e deixassem a jocosidade provocativa e o conceito de "consumidor a tudo engole" mais de lado, talvêz ficaria satisfeito com o anúncio.

Mas tá apelativo demais! Parecem até que esqueceram totalmente e jogaram no vaso sanitário o conceito de que o consumidor tem direito de escolha e opinião.

Arraso disse...

A única coisa que não gostei no comercial foi mesmo o jeito bobo a nintendo-girl.

E a gordinha até que é bonitinha :)

Anônimo disse...

Bixu: Eu acho que a intenção desse comercial seria algo como, ninguém espera que a gente faça algo desse gênero, então vamos fazer entende? Aquela historia de "O comercial é tão idiota que eu fui lá na loja ver se era verdade mesmo!" E tem que admitir que apesar de ser uma técnica de publicidade bem absurda, pode gerar resultados mais do que bons.

Arraso: A Nintendo girl é a típica "girl next door" americana, tapada, mas bonitinha, incrivelmente os americanos amam esse tipo de coisa, gostaria de entender o por que.

(Mas a gordinha é bonitinha mesmo :P)

Anônimo disse...

Rá sinceramente achei show de bola o comercial, eu já pago pau no conceito do Wii e o comercial justamente esculacha o poderia de hardware do Playstation3 que não traz nada de inovação, somente mais do mesmo.

Wii Will Rock You :)

Anônimo disse...

eu comia a loirinha...